A Pregnenolona é produzida em diversos órgãos e tecidos como a glândula adrenal, fígado, pele, testículos e ovários, tecido nervoso e até nas células da retina. A quantidade produzida no organismo vai depender de quanto colesterol tem nas mitocôndrias das células produtoras, pois são nessas organelas que estão presentes as enzimas que convertem colesterol em pregnenolona.
O que é Pregnenolona?
Pregnenolona é um hormônio produzido naturalmente no corpo pela glândula adrenal. Também é feita a partir do colesterol e é o material de partida na produção de testosterona, progesterona, cortisol, estrogênio e outros hormônios. Como o corpo a utiliza bioquimicamente como matéria-prima, às vezes é chamada de “precursor” ou “pró-hormônio”.
Para que serve?
Há muito tempo existe interesse na pregnenolona como um composto antienvelhecimento, na reposição hormonal e no tratamento de inúmeras condições médicas. Como é um precursor na síntese de outros hormônios, às vezes é anunciado que aumenta a produção de outros hormônios e pode fazer com que as pessoas se sintam mais enérgicas e mais jovens. Não há evidência científica clara de que seja eficaz para esse fim.
Pregnenolona engora?
De acordo com as informações científicas e clínicas, não é possível dizer que engorda. Porém, por ser precursor do estrogênio, pode ocorrer algum ganho de peso. Isso porque o estrogênio, muito presente em muitos anticoncepcionais, pode promover retenção de líquidos e inchaço, o que dá a sensação de ganho de peso.
Efeitos colaterais:
Como a pregnenolona é usada para a síntese de hormônios esteroides, os efeitos colaterais são semelhantes aos de esteroides comuns, que incluem:
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Raiva e agressão;
- Ansiedade;
- Acne;
- Dor de cabeça;
- Mudanças de humor;
- Metabolismo acelerado;
- Crescimento de pelo facial;
- Perda de cabelo;
- Irregularidade no batimento cardíaco.
Ao notar que um ou mais desses sintomas está afetando sua vida de forma negativa, é interessante diminuir a dose ou suspender o uso do suplemento.